O Santa Clara

Nossa História

sm-dom-amandoO Colégio Santa Clara nasceu de um sonho de dois religiosos: Dom Amando Bahlmann e Madre Imaculada. Considerados, também, os fundadores da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, que direciona o Colégio.

A Congregação fundada em 1910 pelo então bispo de Santarém, Dom Amando Bahlmann, OFM. Nessa tarefa, contou com a ajuda da professora alemã Elizabeth Tombrock, mais tarde Madre Imaculada, e de quatro religiosas da Ordem das Concepcionistas, do Rio de Janeiro.

A fundação do Colégio Santa Clara foi em decorrência da necessidade de escolas para atender, principalmente, crianças pobres e órfãs e também pelo forte desejo de Madre Imaculada em se dedicar à educação. Assim, o Santa Clara foi fundado no dia 11 de agosto de 1913.

A 9 de dezembro de 1916, foi autorizado a funcionar como Curso Primário. Em 1939, foi aberto o Curso Normal (1º ciclo). Em 1946, foi concedida a autorização para funcionamento do Curso Ginasial.

 

sm-madre-imaculadaEm 1951, abriu-se o Curso Normal (2º ciclo), visando ao preparo de professores primários que pudessem servir às escolas da cidade e do interior.

Em 1976, o Colégio foi autorizado a funcionar com habilitações em nível de 2º Grau: Comércio, Administração e Magistério. Nesse mesmo ano, foi autorizado o funcionamento de 1º Grau em 8 anos, extinguindo-se assim o Curso Ginasial de 4 anos.

Em 1981, foi reconhecido o 2º Grau.

Em 2011, o Colégio Santa Clara passou a ser mantido pela Rede de Educação SMIC. A sigla significa, em Latim, Sorores Missionariae ab Imaculata Conception, que traduzido para Língua Portuguesa significa “Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.” A Rede foi criada em Assembleia Geral extraordinária, realizada no dia 05 de dezembro de 2010, com o propósito de atuar preponderantemente no setor da educação. Trata-se de uma rede de prestação de serviços educacionais, configurando o Carisma e a Missão das Irmãs SMIC em todo território nacional. A Rede é constituída e organizada pelas Religiosas Professas da categoria de associadas efetivas da rede, as Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. É governada pelos seguintes órgãos: Assembleia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. Dirigida e administrada por uma Diretoria assim constituída: Diretora Presidente, Diretora Vice-Presidente, Diretora Secretária e Diretora Tesoureira. A sede da Rede SMIC está localizada na Região Norte, na cidade de Belém, Estado do Pará.

Atualmente, o Colégio Santa Clara funciona com os seguintes níveis da Educação Básica:

 

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental – Ensino de 8 anos e Ensino de 9 ano (em processo de implantação)
  • Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries)

 

Nossa missão

Contribuir com a formação integral da pessoa por meio de uma educação de qualidade, numa perspectiva evangélico-libertadora, assumindo compromisso com a vida e com a transformação da sociedade.

 

Proposta pedagógicas

Proposta crítico-social dos conteúdos que assegura a função social e política da escola mediante o trabalho sistematizado, sendo necessário que se tenha domínio de conhecimentos, habilidades, competências, valores e capacidades mais amplas. A escola é mediadora do processo de aprendizagem através de conteúdos significativos, indissociáveis da realidade, numa relação baseada no respeito, de autêntico diálogo, afetividade e confiança, em que os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido de forma participativa e contextualizada, através de pesquisas, debates e trabalho em grupos, projetos sociais, enfim, que propicie ao aluno autonomia na aquisição do saber.

 

Conjugação do saber

O Colégio Santa Clara entende que a educação se fortalece com a unidade daqueles que conjugam o saber mesmo na diversidade. A nossa escola, nas mais diversas experiências, une-se conjuntamente para fortalecer o processo ensino aprendizagem, empenha-se e se organiza para preparar seus alunos para atuarem como agentes de transformação e para responderem às necessidades básicas e fundamentais de seu povo.

 

A docência e demais colaboradores

Profissionais especializados que sabem ser na sua área de formação, agentes do fazer, com postura e comportamento ético, prontos para mediar o saber, com habilidades natas e desenvolvidas ao longo dos tempos. Um dos principais argumentos de sustentação para que o Colégio Santa Clara seja referência na educação na região.

 

Currículo

O currículo deve buscar o sentido e a significância dos conteúdos, de modo que possam estabelecer relação entre o que é debatido em sala de aula e a realidade social em que os alunos estão inseridos, não podendo deixar de levar em conta questões de etnia, raça, gênero, inclusão, segmento religioso, alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE) e outras síndromes. Partindo dessa contextualização, o Colégio Santa Clara é campo propício para a problematização do conteúdo proposto, fazendo-o de maneira que os alunos sintam-se motivados, despertando neles a vontade de buscar respostas em fontes diferentes. Portanto, o currículo é articulado, contextualizado com a realidade local, regional e nacional, no qual, contemple a inserção dos alunos em todas as universidades estaduais e federais do país, a formação integral do educando, pautado nas competências e habilidades que atenda os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotor dos alunos.