REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DOM FLORIANO

 

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DOM FLORIANO

 

A Biblioteca escolar Dom Floriano, do Colégio Santa Clara da Rede de Educação SMIC de Santarém – Pará, tem como objetivos:

  • Integrar o acervo existente, com a sala de aula, contribuindo com o desenvolvimento do currículo escolar;
  • Reunir, organizar e disseminar as informações contidas em seu acervo, visando atender as necessidades de consultas, estudos e pesquisas de seus usuários.

Possui como regulamento as seguintes resoluções:

 

  1. EMPRÉSTIMOS:
  • O empréstimo será feito mediante identificação do usuário, por meio da carteira de estudante da instituição, sendo a mesma de uso pessoal e intransferível.

 

  • O empréstimo do acervo será permitido seguindo os critérios abaixo:

 

  1. INFANTIL: até 2 (duas) obras de títulos diferentes por 5 (cinco) dias úteis;
  2. FUNDAMENTAL I e II: até 2 (duas) obras de títulos diferentes por 7 (sete) dias úteis;
  3. ENSINO MÉDIO: até 3 (três) obras de títulos diferentes por 10 (dez) dias úteis;
  4. COLABORADORES – (Professores, Serviços, Apoio, e outros): até 5 (cinco) obras de títulos diferentes por 20 (vinte) dias.

 

  • O empréstimo (acervo permitido) poderá ser renovado por até 2 (duas) vezes de igual período, caso não haja reserva. O período de renovação irá contar a partir da data em que o usuário renovar o empréstimo.

 

  • Quanto à reserva, o material ficará a disposição do solicitante por 48h (alunos) e 72h (colaboradores), após este prazo o material estará disponível para o próximo usuário solicitante ou no acervo.
  • DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS:
  1. São direitos dos usuários:
    • – Livre acesso ao acervo nas estantes;
    • – Utilizar as cabines individuais para estudos;
    • – Emprestar o acervo segundo as condições estabelecidas no cap. 1;
    • – Solicitar reserva de material disponível na Biblioteca;
    • – Utilizar os computadores disponíveis na biblioteca para pesquisa.

2.2 – São obrigações dos usuários:

2.2.1 – O usuário não poderá adentrar as dependências da biblioteca com mochilas, bolsas, sacolas e outros, devendo o mesmo utilizar o guarda volumes para deixar seus materiais durante a permanência na mesma.

2.2.2 – O usuário deverá deixar sobre a mesa o material utilizado nas consultas. Não necessitando de recolocá-lo nas estantes.

2.2.3  –  Manter o silêncio e postura adequada.

2.2.4 – Por questão de higiene, prevenção contra insetos e animais roedores, não é permitido comer e beber na biblioteca;

2.2.5 – Durante a permanência na biblioteca, configurar seu celular para o modo silencioso ou desligado, pois não será permitido atender ligações dentro da mesma.

2.2.6 – Não será permitida nas dependências da biblioteca, realizar trabalhos de recortes, colagens entre outros.

2.2.7 – Observar rigorosamente a data de devolução do material emprestado. Caso ocorra atraso, isso implicará em multa por dia sobre a quantidade de obras.

2.2.8 – No caso de extravio (perda ou furto), rasuras, anotações, molhar, rasgar e outros danos do material usado, o usuário terá que indenizar a biblioteca com pagamento de multa e ou exemplar idêntico e, na falta deste, repor o acervo conforme indicação da biblioteca.

2.2.9 – O usuário deverá comunicar imediatamente a biblioteca em caso de perda, extravio ou dano do material emprestado.

2.2.10 – O usuário, quando solicitado, deverá apresentar todo o material emprestado antes que deixe as dependências da biblioteca.

2.2.11 – Devolver o material emprestado exclusivamente no setor de circulação (empréstimo e devolução) da biblioteca.

2.2.12 – O usuário poderá ser solicitado pela biblioteca, que realize a devolução do material emprestado, antes mesmo do término do prazo estipulado no empréstimo.

2.2.13 – O usuário deverá atender ao pedido de comparecimento à biblioteca, quando solicitado.

2.2.14 – Não será permitida nas dependências da biblioteca, a realização de reunião de qualquer caráter estranho às finalidades da mesma.

2.2.15 – Identificar-se, a pedido dos colaboradores da biblioteca, inclusive quando tratar-se de fins disciplinares.

2.2.16 – O usuário deverá seguir as recomendações dos colaboradores da biblioteca, no que diz respeito ao uso de seus serviços.

2.2.17 – O usuário não deverá deixar objetos de valor no guarda volumes ou no local de pesquisa, pois a biblioteca não se responsabilizará pelo extravio da chave e ou chaveiro e ou cadeados, ou de objetos pessoais.

2.2.18 – Caso aconteça o extravio da chave, chaveiro e/ou cadeado do guarda volume, o usuário deverá reembolsar a biblioteca com o valor dos objetos extraviados.

2.2.19 – Em caso de extravio da chave, chaveiro e/ou cadeado do guarda volume, o material do mesmo só poderá ser retirado mediante o pagamento da taxa de reembolso do valor do mesmo e identificação do usuário por meio de documento com foto.

2.2.20 – O uso da carteira do aluno na Biblioteca é de uso único, exclusivo e intransferível, ficando o mesmo responsável por tudo o que ocorrer com o material retirado da mesma.

2.2.21 – O usuário deverá devolver à Biblioteca, o material em seu poder, quando do seu desligamento da instituição.

 

 

  1. ACERVO
  • Livros não didáticos, (não adotado pelo Colégio), poderão ser emprestados e renovados, segundo as regras de empréstimo estabelecidas no capítulo 1.
  • Livros não didáticos, (adotados pelo Colégio), só poderão ser emprestados 1 vez, e renovado por mais um período; se não houver reserva para o mesmo.
  • Livros didáticos, (adotados pelo Colégio), não poderão ser emprestados para os alunos, apenas para colaboradores, uma vez, não podendo ser renovado o empréstimo;
  • Livros didáticos, (não adotados pelo Colégio), poderão ser emprestados segundo as regras de empréstimo estabelecidas no capítulo 1.
  • O Acervo de Referência (dicionário, enciclopédias, coleções, mapas, atlas geográfico) não poderão ser emprestados, e de uso exclusivo para consulta no local; sendo permitido aos professores autorização para uso em sala de aula, com devolução ao fim da atividade.
  • O Acervo Especial (mapas, CD, DVD e outros), terão regras de empréstimo diferentes, a ser definida pela coordenação da Biblioteca
  1. PENALIDADES

Em caso de atraso na devolução do material emprestado, o usuário estará sujeito as seguintes penalidades:

  • Será suspenso de empréstimo e reserva, pelo dobro dos dias que ficar a mais com o material, e pelo número de obras emprestadas.
  • Caso desejar emprestar material da biblioteca, antes do término do prazo da suspensão, o usuário poderá quitar a mesma através de pagamento de multa no valor de R$ 0,50 (cinquenta centavos), por dia de multa, que será revertido em compra de novas aquisições para a Biblioteca, ou poderá pagar com a doação de ½ meio quilo (0,500g) de alimento não perecível (exceto sal), por dia de multa, que será doado para instituições carentes.

Casos omissos, nesse Regulamento serão resolvidos pela Coordenação da Biblioteca.

Santarém, 27 de fevereiro de 2017

( Irmã Rosiane Lúcia Lucas de Araújo – Bibliotecária)

CRB (2ª Região)  nº 1381

 

Tags:

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *